quinta-feira, 7 de abril de 2011

Outra dica para a Noite do Pijama


Olá Gente,
Para complementar o post anterior coloquei uma sugestão de lembrança para a Noite do Pijama. Como nosso tema foi: Com Cristo, não tenho medo! Então com ajuda do João Paulo (@joaocneves), fizemos um descanso de porta com pirulito. Muito bacana confiram

Bjus queridas,
Aline Dermer

Idéia Fácil e Barata; Noite do Pijama!


Olá pessoas queridas,
Acredito que os líderes de ministério infantil precisam ousarem a fazer algo a mais do que a escola bíblica dominical e os cultos infantis. Fazer encontros de células infantis, eventos exclusivos para crianças com faixa etária delimitada, essas atividades extra possibilita que a criança possa desenvolver comunhão entre eles, trabalhar algum tema que a ebd e o culto infantil não dá tempo de abordar.

Aqui vai uma ótima iniciativa que a minha Igreja Batista do Palmares realiza desde o ano passado, chama-se Noite do Pijama. Na Noite do Pijama trabalhamos temas atuais do cotidiano infantil. Como no ano passado, nosso tema foi " Com Cristo não tenho medo!"e neste ano o "Dia da Verdade".

Na programação

Sábado

  • Primeiro Momento: Acolhida Com recreação do ArtJump

Senta que lá vem a história

Divisão em pequenos grupos ( bate-papo com as crianças sobre o tema gerador)

  • Jantar
  • Enigma das Estátuas (é um tipo de caça ao tesouro com "estátuas vivas" que as crianças precisam descobrir a pista certa para despertá-la)
  • Festinha
  • Cineminha ( para a galerinha descansar)
  • Lanchinho
  • Dormir

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Reflexão- Ação #1


Bom pessoas queridas,
Estou inaugurando reflexão-ação que é um momento de repensarmos nossa prática como educadores, pastoreando as crianças desta geração.
Para estrear esse momento, lembrei de um vídeo muito interessante que usei no Treinamento dos Projetos Missionários da JUBAM nesse ano. O vídeo nos convida a pensar nas crianças de HOJE para HOJE. Descarta a idéia que a criança é uma isca para a evangelização da família. Hoje o que se tem mais discutido e pensado que as crianças são DISCÍPULOS EM TREINAMENTO.
Também nos lembra que é na infância que há a maior aceitação do Evangelho, existem várias agências missionárias brasileiras e norte-americanas que já realizaram estudos apurados sobre isso. Todo o mundo evangélico tem se voltado a pensar que as crianças não apenas são líderes em potencial mas já são líderes, influenciam, contagiam e oram uns pelos outros.
Em contrapartida encontramos nossas igrejas e ministérios infantis apresentam dificuldades de acompanhar essa geração. O que era interessante para as crianças da década de 80 e 90 com visuais mais infantis não atrai mais.
O desafio é alcançar a criança com o Evangelho genuíno apontando sempre para Jesus como exemplo. Temos que ser sensíveis ás demandas infantis (tecnologia, atividades contextualizadas, etc) mas precisamos ter cuidado em não supervalorizar outras coisas no lugar da Palavra de Deus.

Bjus queridas,
Aline Dermer
video

O que fazer com as crianças na Igreja?


Se você tem essa mesma inquietação como eu: o que fazer com as crianças que não apenas seja a escola dominical e o culto infantil. A minha sensação quando ministro ebd ou culto infantil, é: Mas se eu tivesse um tempo maior? Será que as crianças conseguiram compreender aquilo que conversamos? A mensagem/história está dialogando com a realidade da criança a fim de equipá-las para ser cristão de hoje? Se seus questionamentos são os mesmos, fico feliz pois estamos juntas pensando e sonhando algo melhor para nossas crianças da igreja. Muitos são os desafios para o Ministério Infantil:
  • Evangelização das crianças;
  • Discipular as crianças;
  • Ensinar a igreja que as crianças não são iscas fáceis para a evangelização dos seus pais, mas acreditarem que elas são potencialmente discípulos em treinamento;
  • Buscar dialogar com o cotidiano da infância e suas demandas urgentes;
  • Buscar entender quais são as necessidades da criança e equipá-la;
  • Dialogar com a família orientando e promovendo espaços de convivência entre pais e filhos;
  • Ajudar as crianças de 11 e 12 anos na transição da infância para a pré-adolescência e orientar pais e professores de ebd;
  • Capacitar professores apaixonados pelo ministério infantil e proporcionar espaços de treinamento regular para a atualização dos mesmos.
Muito são os desafios não é? Com certeza essas mudanças não acontecem da noite para o dia mas tem que estar disposto a arregaçar as mangas e sonhar com um novo projeto de Ministério Infantil. Já existem igrejas com ótimas iniciativas que colocam a criança como discípulo em treinamento e isso é ótimo. Vamos expandir nossas reflexões, converse com a liderança da igreja, com seu pastor. Reúna os professores de ebd e culto infantil e reflitam o
que podem melhorar. Está disposta a caminhar comigo nessas reflexões?

Faça um comentário ou mande um e-mail sosministerioinfantil@gmail.com

Bjus queridas,
Aline Dermer

Com muitas novidades!


Agora sim! Depois de uma repaginada no visual do blog, estou com a corda toda para voltar trazendo novidades, dicas, sugestões e muitas propostas para trabalhar com ministério infantil na sua igreja. A intenção do blog é toda semana trazer algo diferente e contextualizado para trabalhar com as crianças no Ministério Infantil. Temos a idéia errônea que para ter um ministério infantil de sucesso é preciso ter muito dinheiro para investir em material didático e visual. Nesse blog você verá dicas e ideias fáceis e baratas que deram certo na igreja onde congrego. Se você quiser também escrever, comentar e dar sugestões de propostas educacionais cristãs e só mandar por e-mail sosministerioinfantil@gmail.com.
Tenho muito prazer de compartilhar com vocês algo que amo muito. Mãos á obra! Vamos começar?

Bjus queridas,
Aline Dermer